Jardins de Infância:centros de saber e lazer ou depósitos de crianças?
Este ano lectivo ando a deparar-me com uma situação que me é bastante penosa...porque diz respeito ao meu filho, e também às crianças que frequentam a mesma escolinha. Talvez seja culpa minha que sempre tive uma visão dos jardins de infância um pouco fantasiosa?! O Gui adora água e por isso o inscrevemos na Natação desde que ingressou naquele jardim aos 2,5 anos. Continuou a frequentar as aulas de natação até Maio deste ano. Não houve qualquer justificação aos pais do porquê de terem encerrado tão cedo as aulas. Não têm praia como tantos jardins que conheço...até ficava um bocadinho preocupada se tivesse...são ainda pequenos e...muitos. As aulas de Educação Física também terminaram algures em Junho...o professor de música deixou de aparecer sem qualquer aviso...
Acresce o facto de ter mudado de educadora ( foi em busca de uma situação melhor, direito que a todos assiste e merece a nossa compreensão!). Foi-se embora também a auxiliar mais empenhada da sala e mais experiente.
A situação com que me deparo todos os dias é a seguinte: sempre que chego os meninos são recebidos com carinho, mas não há aquela rotina que havia...as canções matinais, que douravam aquele ambiente, os meninos a cantar alto e de cor todas as músicas...
Ao fim do dia, os meninos brincam sózinhos e segundo o que a imaginação lhes dita...(a imaginação às vezes contacta o asneirómetro e... ei-los de castigo no banquinho sentados, ou cheios de terra nos bolsos...). Não se faz uma roda, não se ensinam jogos (macaca, elástico, etc.).
Ando um pouco desiludida com a formação profissional das novas auxiliares educativas.
4 Comments:
Pois é amiga... é tão dificil arranjar um sitio de confiança... ate agora deixa a Constança no infantário com o coração descansado e feliz por ela lá estar... mas todos os dias analiso com ar critico o que vejo.. parece que procuro algo q n esteja bem... felizmente ainda n encontrei nada ; ) e ela está lá desde os 4 meses!!!
Mas penso muito nisso...
Beijinhos preocupados
Ai amiga, sei tão bem do que falas!
A Carolina foi para lá com a tua recomendação a dos bons tempos da escolinha, lembras-te?
Eu desde que mudaram de educadora da sala da carolina, com fraqueza, estou a gostar mais.
Sabes a CAROLINA não chega tão cedinho como o Gui e vem também embora mais cedo, por isso não está praticamente nas horas que falas! Mas tenho muitas outras coisas más, outras menos boas a apontar á escolinha dos nossos filhotes.
Como sabes a Carolina veio de um outro Colégio, e esse sim era excelente, tive tanta pena!...
Bom para a minha princesa é só mais o ano que vem, o teu patareco tem que aguentar mais dois anos, será?
Um beijinho
k pena k iso aconteceu...infeliz/ n s investe mt em formaçao, ou entao sao as proprias auxiliares k n s empenham mt nisso, ne? bjns*
ps:demorou a minha visita ao teu cantinho mas ca tou eu ;)
Olá Bri, antes mais obrigada pela visita e parabéns pelos filhos lindos que tens.
Sinceramente não sei o que é isso. A Margarida está numa ama, uma senhora minha conhecida e de total confiança. A Gabi está num jardins de infância estatual que sobrevive com os apoios da Câmara. Essa escolinha é pequenina mas muito acolhedora onde estão crianças dos 3 aos 6 anos todas juntas, são apenas 24 crianças para uma educadora e uma auxiliar, e só tenho a dizer que elas são espetaculares. Todas as semanas a Gabi vem com uma música nova, já sabe contar, têm visitas de estudo, passeios e época balnear. Tinham também educação física mas por falta de professor deixou de haver mas não deixaram de o fazer tendo a educadora desempenhado o papel. Estou muito contente com a escolinha da minha filhota, onde sei que é tratada ao melhor nível.
Desculpa o comentário longo
Bjs e irei voltar
Enviar um comentário
<< Home